Nome fantasia: como as empresas podem usá-lo para chegar aos clientes?

Com o nome fantasia, as marcas conseguem chegar até o público com mais facilidade. Assim, esse é o modo com que todos irão conhecer e chamar a empresa. Mas, não precisa ser a mesma nomenclatura que está presente nos registros e documentos oficiais.

O que é nome fantasia?

Um nome fantasia é uma denominação popular da razão social da empresa. Aliás, pode receber outros tipos de nomenclaturas, por exemplo:

  • de fachada;
  • comercial.

Pode-se dizer que é por esse nome que o público irá chamar a empresa. Mas, não é dessa forma que irá constar em documentos ou licenças oficiais da firma. Entretanto, é um conceito essencial que precisa de grande atenção na hora da escolha.

Como escolher um nome fantasia?

Um nome fantasia é fácil de ter, basta apenas ter uma estratégia para despertar interesse no público. Aliás, é importante que esse título tenha uma relação com a empresa e as suas atividades.

Fácil de memorizar

Contar com um nome que os clientes lembrem de modo mais fácil é um dos primeiros passos para ter um nome de fachada. Além disso, é a forma pela qual os clientes irão conhecê-lo por meio de:

  • logos;
  • campanhas publicitárias;
  • estampas em produtos.

Boa pronúncia

Um nome que seja difícil de pronunciar, gera dificuldade em se lembrar dele. Portanto, deve ser fácil de escrever e de falar para que seja capaz de se fixar na mente do público. Então, pode ser o mais simples possível, contanto que seja inesquecível.

Leve em conta o futuro da empresa 

Os nomes que incluem bairros ou cidades podem ser difíceis. Por isso, o ideal seria descartar essas opções, já que a ideia é tornar a empresa conhecida em todos os lugares do país, para ter mais chances de vendas.

Fazer a escolha de nomes muito pessoais também torna difícil adquirir novos sócios. Então, sempre leve em conta que o seu negócio pode crescer e se expandir bastante no mercado.

a imagem ilustra sobre o que é o nome fantasia
O nome fantasia precisa ser escolhido com cuidado por causa das chances de expandir os negócios. Imagem de snowing no Freepik.

Nome disponível

É preciso lembrar que há muitas marcas e concorrências nos dias atuais. Por isso, sempre se deve verificar tanto em registros municipais quanto estaduais se o nome da sua escolha já está sendo usado por outras empresas.

Vale a pena ter um nome fantasia?

Usar um nome fantasia vale a pena por ser uma maneira de ganhar destaque entre os concorrentes. Ou seja, uma de suas funcionalidades é ter visibilidade e ajudar o público a se lembrar da empresa. Por isso, é ótimo para que a firma consiga se tornar mais:

  • profissional;
  • completa.

Decidir um nome comercial é um bom começo para todas as empresas. Além disso, precisa ser fácil de lembrar, para ajudar na hora de ganhar o público.