Entender o que é inscrição estadual (IE) é necessário para quase todo empreendedor que deseja abrir um negócio. Isso porque, ela faz parte de um processo burocrático importante. Então, para não ter dúvida a esse respeito, veja como se inscrever sem erros.
O que é inscrição estadual?
A inscrição estadual é um registro, um conjunto de sete números que o SEFAZ emite. Assim, através dele, o empreendedor fica registrado e é possível deduzir o ICMS, que é o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço.
É importante saber que essa inscrição formaliza o negócio com a Receita Federal. Além disso, ele precisa sempre estar de acordo com o estado em que reside o ponto comercial.
DICA DO MEU SIMPLES:
Quando se fala em abrir uma empresa e mantê-la saudável, todo assunto é importante, inclusive, a conciliação bancária.
Para que serve a inscrição estadual ?
A inscrição estadual serve para deduzir, recolher o ICMS e emitir notas fiscais. Ou seja, esse registro é um dos mais importantes que toda empresa precisa ter. Inclusive, vale mencionar que ela tem um caráter obrigatório para quase todos os tipos de negócios.
É necessário emitir a nota fiscal para todo tipo de venda. Entretanto, caso seja uma relação toda feita no virtual, ela pode não será necessária.
Para ficar mais claro, imagine que você venda cursos pela internet. Então, quando ele é adquirido, todo acesso é feito através desse meio. Ou seja, não há nada físico para ser recebido, por isso, não há necessidade da inscrição.
Como fazer a IE?
É possível fazer a inscrição direto no site do SEFAZ, que coincida com o Estado em que a empresa está localizada. Ao acessar a página, você encontrará um link que vai direcioná-lo a preencher algumas informações, como:
- RG e CPF;
- certificado de microempreendedor individual;
- fotos da loja e alvará de liberação;
- comprovante de residência.
É importante deixar claro que todo o processo é bem simples. Desse modo, mesmo que você não tenha experiência com o mundo virtual, conseguirá realizá-lo sem a menor dificuldade.
Outro ponto importante é que os dados citados podem alterar conforme o Estado em que o negócio reside. Então, sempre tenha todas as documentações relacionadas a empresa e deixe-as atualizadas.
Qual o prazo para sair a inscrição estadual?
O prazo para sair a inscrição estadual pode mudar muito conforme o local em que ela foi realizada. Contudo, pode ficar despreocupado, já que ao realizar o processo será informado o período máximo para que tudo fique pronto.
Como consultar a sua IE?
Para consultar a sua inscrição estadual você precisa acessar o site da SINTEGRA.
Para fazer o processo, basta entrar no site oficial do sistema informado, localizar o seu Estados no mapa do Brasil que aparece na página. Depois, basta inserir o CCE, CPF ou CNPJ.
Após o passo a passo, aparecerão informações sobre a inscrição estadual da sua loja. Logo, você terá acesso a um ponto importante para qualquer empresa que deseja mostrar profissionalismo para o consumidor.