Passivo e ativo: confira noções básicas sobre esses elementos contábeis

Compreender passivo e ativo vai além das noções básicas de contabilidade. Tais termos são vitais para a sustentabilidade de um negócio. Conheça suas diferenças e classificações, bem como, os seus papéis na composição do balanço patrimonial.

O que significa passivo e ativo na contabilidade?

Passivo e ativo são elementos vitais para a contabilidade de uma empresa. Compõem o registro no balanço patrimonial para apresentar sua posição nas finanças, assim como na economia. 

Os ativos incluem dinheiro, bens, assim como os valores a receber. Enquanto os passivos, são as despesas, como contas a pagar a fornecedores, bem como ao governo.

a imagem mostra sobre o que é passivo e ativo
Passivo e ativos são elementos que podem definir a sustentabilidade financeira do negócio. Imagem de fabrikasimf no FreePik.

Diferenças entre os termos

A principal diferença desses elementos é o fluxo de dinheiro. Os ativos, a saber, indicam diversos valores a receber. Ao passo que os passivos têm relação com gastos e despesas.

Os movimentos ficam registrados em contas organizadas para auxiliar a gerência, por exemplo, em um software de gestão financeira, além disso, para cumprir com as obrigações com os órgãos públicos. Os ativos e passivos se dividem em circulantes e não circulantes.

Passivo circulante e não circulante

Os passivos circulantes têm relação com os custos de curto prazo de uma empresa. Como por exemplo:

  • contas a pagar;
  • salários;
  • dívidas;
  • impostos a vencer.

Já os passivos não circulantes são custos de maior tempo, ou seja, de longo prazo, como empréstimos e financiamentos. Esses passivos tem validade, em geral, superior a um ano.

Ativo circulante e não circulante

Os ativos circulantes, por outro lado, são o montante de curto prazo que uma empresa possui, por exemplo: 

  • dinheiro em caixa;
  • estoque;
  • contas a receber;
  • investimentos de retorno rápido.

Enquanto os ativos não circulantes são valores de longo prazo, como imóveis, equipamentos e investimentos. Ou seja, aquele dinheiro que demora para constar no caixa.

Como passivo e ativo cooperam com o balanço patrimonial?

O passivo e ativo são partes cruciais do balanço patrimonial de uma empresa. Os ativos são os recursos e direitos que a firma possui, como o dinheiro em caixa. Enquanto isso, o passivo representa os custos e dívidas de um negócio.

Já o balanço patrimonial, por sua vez, mostra a situação entre os ativos e passivos. Isso, por sua vez, indica a posição financeira da empresa em um momento pontual. O patrimônio, a saber, reflete o lugar da firma em termos de:

  • atividades;
  • investimentos;
  • participação de acionistas. 

O balanço é um meio para os investidores e credores analisarem o vigor das finanças de um negócio. Quando há uma boa gestão contábil-financeira, o equilíbrio entre ativos e passivos é sólido. Logo, seu balanço sempre é positivo.