Entender sobre PGDAS o que é tem uma grande utilidade para as empresas. Dessa forma, é uma maneira eficaz de fazer o cálculo de quaisquer valores de impostos a serem pagos. Então, as firmas que optam por ele precisam ter um conhecimento maior sobre o assunto.
PGDAS o que é e para o que serve?
Em relação a PGDAS o que é, saiba que ele é um Programa Gerador de Documentos de Arrecadação do Simples Nacional para calcular impostos.
As empresas que escolhem o Simples Nacional usam de um sistema online para fazer os cálculos dos valores dos impostos a serem pagos. Assim, é por meio dele que as firmas podem fazer ações, tais como:
- declarar valores para a Receita Federal;
- gerar o documento de arrecadação.
Regime de caixa
Essa é uma das maneiras de mostrar todos os dados financeiros da empresa para os cálculos, por exemplo, com a ajuda de um software de gestão financeira. Assim, dentro desse regime, leva-se em conta as movimentações que ocorreram no mês de apuração.
Trata-se de uma forma eficaz de acompanhar de modo pontual o montante que entra na empresa todo mês. Além disso, só se paga os tributos do que estiver disponível de verdade no caixa.
Regime de competência
Essa é uma outra maneira de mostrar quais são os dados da empresa para calcular. Mas, em seu caso, não importa qual será o mês de movimentação financeira. Então, apenas leva-se em conta a data em que isso ocorreu.
Pontos principais
É preciso lembrar que o pagamento do Simples Nacional ocorre todos os meses. Assim, toda empresa precisa entender mais sobre seus pontos principais, como:
- seu uso mantém os impostos em dia;
- precisa acessar todo mês para emitir a DAS;
- existe um prazo para pagar;
- o MEI faz uso de outra ferramenta, então, é apenas para ME e EPP.
Requisitos importantes
Há alguns requisitos que podem fazer parte desse regime tributário. Por exemplo, não pode ter nenhum débito com a Receita Federal, Municipal ou Estadual. Aliás, também não pode ter sócios que moram no exterior.
A empresa precisa se enquadrar em uma das atividades que estão no Simples Nacional. Aliás, elas podem ser vistas com a ajuda da lista de códigos CNAE.
PGDAS o que é e como emitir?
Ao entender sobre o PGDAS o que é, pode-se emiti-lo ao acessar a página do Simples Nacional. Assim, existe um passo a passo bem fácil de seguir, como:
- clicar em PGDAS e DEFIS no canto da tela;
- fazer login;
- escolher regime de apuração;
- responder os campos com os dados solicitados.
É um processo fácil para declarar e apurar os valores que são devidos ao Simples Nacional. Aliás, também é possível fazer apenas uma consulta, sem precisar fazer declarações.