Criar CNPJ é o modo de regularizar a sua empresa, seja ela física, online ou híbrida. Com o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o seu negócio ganha agilidade, bem como credibilidade frente aos clientes e ao mercado. Saiba como regularizar essa situação.
Como criar CNPJ?
Para criar CNPJ é preciso definir alguns itens a respeito do negócio. Por exemplo, a natureza jurídica, o porte da empresa, código CNAE, regime tributário e por fim, o seu contrato social.
Com todas essas informações em mãos, você pode solicitar a criação do CNPJ. Isso ocorre de forma digital via sistema Redesim, uma vez que este facilita a tramitação de documentos.
Há, em primeiro lugar, a consulta prévia de viabilidade. Em seguida, preencha o formulário no aplicativo Coletor Nacional e gere o Documento Básico de Entrada (DBE).
O passo seguinte é registrar a empresa na Junta Comercial do estado onde o negócio está presente. Após a análise da documentação, o CNPJ e as inscrições tributárias serão emitidos pelo órgão de registro.
Sobre o CNPJ
O CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Trata-se de um número específico, ou seja, único para identificar cada empresa que existe no país perante os órgãos públicos, assim como o CPF aponta pessoas físicas.
Esse código permite acessar várias informações sobre um negócio, por exemplo, o seu nome, natureza jurídica e a atividade que exerce no mercado.
Motivos para ter um CNPJ
O CNPJ é crucial no processo de formalização de um negócio junto à Receita Federal.
Tais acessos valem para todos os tipos de negócios, o que inclui, a saber, as empresas informais, os autônomos, assim como os e-commerces.
Todos esses, aliás, devem incluir em seu dia a dia um software de gestão financeira. Além disso, como benefícios, pode-se destacar os seguintes:
- legalidade jurídica e fiscal;
- emissão de notas fiscais (NFs);
- contribuição com a Previdência Social (INSS).
A emissão de NFs transmite confiança. Ao passo que este documento abre o acesso da empresa a soluções diferenciadas, como linhas de crédito. Enquanto que o acesso à benefícios, como a aposentadoria, são providos a partir da contribuição ao INSS.
Como criar CNPJ para MEIs?
O processo para criar CNPJ para um MEI (Micro Empreendedor Individual) é rápido e gratuito por meio do Portal do Empreendedor. É preciso ter uma conta gov.br para preencher os dados pessoais e empresariais e assim, se cadastrar como MEI.
Esse formato de empresa é uma opção simplificada de formalização e operação do negócio. É necessário ter receita anual de até R$ 81 mil, não ser sócio ou administrador de outra empresa e empregar apenas um funcionário.